2001, uma Odisseia no Espaço (1968)
Filme americano que retrata temas como a vida extraterrestre e a evolução humana. O filme fala sobre um monolito negro que emite sinais que causam interferência na Terra. Já no século XXI, é enviada uma nave ao planeta Júpiter para investigar esse objeto. Essa nave é controlada pelo computador HAL 9000 e durante a viagem, o computador passa a controlar a nave e tentará eliminar todos os tripulantes.
Amor, Sublime Amor (1961)
Um musical que retrata o conflito entre as gangues da cidade de Nova Iorque. A briga dessa vez fica entre a gangue dos Jets, formada por americanos, e a gangue dos Sharks, formadas por porto-riquenhos. No meio de tantos conflitos, Tony (Richard Beymer) e Maria (Natalie Wood) se apaixonam; porém, ela é irmã de um Shark e ele já participou dos Jets.
Bonnie e Clyde (1967)
Filme americano que inovou na linguagem cinematográfica, pois tinha mudanças rápidas na narrativa e era montado de forma acelerada. Conta a história de um casal, Bonnie Parker (Faye Dunaway) e Clyde Barrow (Warren Beatty), dois assaltantes e assassinos. Eles agiam em vários lugares dos EUA durante o período da grande depressão.
O Bebê de Rosemary (1968)
Filme de terror, roteiro de Roman Polanski e um dos clássicos dessa década. Após um casal se mudar para um prédio misterioso, Rosemary Woodhouse (Mia Farrow) engravida. Seus vizinhos fazem parte de uma seita de bruxas e seu marido se envolve com isso também. A partir daí eles querem que ela tenha o filho do demônio.
A Noite dos Mortos Vivos (1968)
O filme conta a relação entre um satélite extraterrestre e o retorno de pessoas que acabaram de morrer. Algumas pessoas buscam refúgio em uma casa para tentar escapar do perigo enquanto aguardam ajuda em uma área rural. Os protagonistas são Ben (Duane Jones) eBarbara (Judith O'Dea), que também ficam presos na residência.
Romeu e Julieta (1968)
Filme baseado na obra de William Shakespeare e filmado totalmente em cidades italianas. Conta a história de Romeu Montecchio (Leonard Whiting) que se apaixona por Julieta Capuleto (Olivia Hussey); porém, suas famílias são rivais. Um dos maiores clássicos românticos da história da literatura e do cinema. Foi indicado ao Oscar como melhor filme, mas ganhou nos itens fotografia e figurino. O filme ganhou novas adaptações para o cinema, incluindo uma com Leonardo di Caprio no papel de Romeu.
Ao Mestre com Carinho (1967)
Filme britânico que apresenta a realidade de uma escola em uma das regiões pobres da cidade de Londres. Um filme que retrata problemas raciais e sociais não só na escola, como em todo o país. O professor Mark Thackeray (Sidney Poitier) tenta uma vaga para trabalhar como engenheiro eletrônico, mas como está tendo dificuldades para consegui-lo, ele passa a trabalhar como professor. Ao chegar na escola, descobre que aqueles são alunos que nenhuma escola quer aceitar. Após uma série de desrespeitos de seus alunos, ele estabelece novas metas e regras para ensiná-los. Entre idas e vindas, de alguma forma, ele muda o destino daqueles garotos. A música tema do filme, "To Sir, with Love", ficou entre as primeiras posições nas listas de melhores músicas.
Bonequinha de Luxo (1961)
Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.
A Noviça Rebelde (1965)
No final da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.
Funny Girl - A Garota Genial (1968)
Fanny Brice (Barbra Streisand) é uma jovem judia do Lower East Side tratada como patinho feio pelos demais. Sonhando com os estrelato, ela rouba a cena num show local e é contratada pelo famoso produtor Florenz Ziegfeld (Walter Pigeon). Já reconhecida por seu talento para os palcos, Fanny se apaixona pelo jogador compulsivo Nicky Arnstein (Omar Sharif). Logo se casam, mas enquanto a carreira da atriz e cantora prospera, o relacionamento dos dois se deteriora.
O Pagador de Promessas (1962)
Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário