Durante a Guerra Fria (1945 – 1991), os blocos se prepararam para uma possível guerra. Investiram pesado em tecnologia, com destaque para a indústria bélica. Essa passagem ficou conhecida como “Corrida Armamentista”. Os Estados Unidos, visando conter a expansão socialista, investiram bastante nos países da Europa Ocidental. Para se precaver de possíveis ameaças do inimigo, criaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como membros, além dos EUA, países da Europa Ocidental e o Canadá. A União Soviética não ficou atrás: junto com os países da Europa Oriental fundou o Pacto de Varsóvia. A tensão aumentava.
Após a derrota da Alemanha, na Segunda Guerra, os EUA e a URSS capturaram os melhores engenheiros alemães para sua própria produção. Wernher Von Braun, cientista alemão responsável pela criação da bomba-foguete V-2, foi um dos capturados. Do outro lado, no dia 4 de outubro de 1957, a URSS lançava ao espaço o satélite artificial “Sputnik”. Com a tensão acirrada entre os dois países, teve início a Corrida Espacial.
Um mês depois, a URSS começou a mostrar seu poderio. Lançou o satélite Sputnik II. A bordo do satélite, somente a cadela Laika, primeiro ser vivo a adentrar o espaço. No dia 12 de abril de 1961 foi a vez de um humano viajar pelo espaço: o astronauta russo Yuri Gagarin fez uma viagem em torno do planeta. Oito anos depois, os EUA revidaram lançando a espaçonave Apollo XI em uma missão de reconhecimento à Lua. Estavam a bordo da aeronave os astronautas Michael Collins, Edwin Aldrin Jr e Neil Armstrong, que proferiu a célebre frase: “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário