Bossa Nova é
um movimento da música popular brasileira do final dos anos 50 e começo dos
anos 60 lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens
cantores e compositores de classe média da zona sul carioca, derivado do samba
e com forte influência do jazz. De início, o termo era apenas relativo a um
novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação
estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa
Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular
brasileira, conhecido em todo o mundo, um grande exemplo disso é a música
Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos
Jobim.
Movimento
que ficou associado ao crescimento urbano brasileiro - impulsionado pela fase
desenvolvimentista da presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1960) -, a
bossa nova iniciou-se para muitos críticos quando foi lançado, em Agosto de
1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto (considerado o
papa do movimento), contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius
de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).Dia 25 de janeiro é o dia nacional da Bossa Nova.
Um
dos maiores expoentes da bossa nova comporia um dos marcos do fim do movimento.
Em 1965, Vinícius de Moraes compôs, com Edu Lobo, Arrastão. A canção seria
defendida por Elis Regina no I Festival de Música Popular Brasileira, realizado
no Guarujá naquele mesmo ano. Era o fim da bossa nova e o início do que se
rotularia MPB, gênero difuso que abarcaria diversas tendências da música
brasileira até o início da década de 1980 - época em que surgiu um pop rock
nacional renovado.
A MPB nascia
com artistas novatos, da segunda geração da bossa nova, como Geraldo Vandré,
Edu Lobo e Chico Buarque de Holanda, que apareciam com frequência em festivais
de música popular. Bem-sucedidos como artistas, eles tinham pouco ou quase nada
de bossa nova. Vencedoras do II Festival de Música Popular Brasileira,
realizado em São Paulo em 1966, Disparada, de Geraldo, e A Banda, de Chico,
podem ser consideradas marcos desta ruptura e mutação da bossa em MPB.
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