terça-feira, 2 de setembro de 2014

Surge um novo estilo de arte

"Pop art" como se chama, foi um movimento surgido na década de 50, porém só alcançou sua maturidade/conhecimento na década de 60, em NY. Diz-se que a pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade. 

Andy Warhol foi uma das figuras centrais da pop art nos Estados Unidos. Como muito outros artistas, Andy criou obras encima de mitos. Ao retratar ídolos da música popular e cinema, como Michael Jackson, Elizabeth Taylor, Elvis Presley, e sua favorita Marilyn Monroe. Utilizou a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas da Coca-Cola e as tão famosas latas de sopa Campbell. 




No Brasil

Nos anos 60, frutificou entre os artistas brasileiros um tendência irônica derivada da Pop art norte- americana refletindo o clima tenso criado pelo regime militar, imposto em 1964. Aderindo apenas à forma e à técnica utilizada na Pop art os artistas expressaram a insatisfação com a censura instalada pelo regime militar, tematizando questões sociais de política. Dentre os principais artistas nesta época estão Claudio Tozzi, Antonio Henrique Amaral, Carlos Fajardo, entre outros. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário